terça-feira, 4 de agosto de 2009

Na Era do download


Antes eu gostava de ir ao cinema com minha família, chamar meus amigos pra ver um vídeo alugado aqui em casa e comer pipoca. Eu era um brotinho sabe, e sempre estava rodeada de garotinhos bonitos, que me convidavam para ir ao cinema, pegavam em minha mão com cuidado e apreciavam minha respiração tão próxima, no assento ao lado.
Adorava ir à livraria e comprar uns livros, revistas, pesquisar discos e conhecer novas bandas.. depois eu chegava em casa e me deleitava com o virar daquelas páginas recém-impressas e cheirosas, lendo cada letrinha com atenção e cuidado para não amassar.
Ia à biblioteca sempre, um mundo fascinante. Ia fazer pesquisas para o colégio, alugar livros raros ou simplesmente conhecer gente que sabia muito mais do que eu, e me ensinavam.
Eu adorava viver no mundo real.. Todos adorávamos. O contato, o abraço, o toque.. o exercício de todos nossos sentidos.. o prazer de correr - literalmente - atrás do que precisávamos..
Ficou tudo para trás.

Hoje vejo meus filhos e netos resolvendo tudo num clique, como eles falam. Não têm paciência pra mais nada, não gostam mais de ficar aquele longo tempo reunidos, conversando sem nenhum aparelho tagarela a interromper. Gostam de muito barulho, não conseguem mais apreciar o silêncio.
Os filmes, livros, revistas e CDs hoje são de graça, aparecem numa tela de computador, depois de muitos minutos de download , depois são apagados. Aquele monte de tiros e sangue, apelos de atenção. A interpretação dos atores, superficial e mecânica. Claro que não se aplica a todos, mas entendam que é uma lamentação. Desgosto de uma velha careta e cheia de saudosismo...
Não me levem à mal, só gostaria que alguns dos nossos costumes antigos não sejam deletados por essa rede de máquinas ambiciosas que não gostam de tomar sol.

Um apertado e caloroso abraço.

9 comentários:

Isabella M. disse...

aaah..eu acho que a internet e a tecnologia foi uma das melhores coisas que já inventaram,porém tem coisas na vida que ninguém substitui,livros,comprar cds,ir ao cinema..são coisas que fazemos sozinhas,ou com pessoas especiais,e eu acho que computador,máquinas em geral,nunca devem substituir isso.
pode me chamar de isa sim ! eu adoro seu blog,vou estar aqui sempre !!

beijos :*

Anônimo disse...

Oiiii, vim aqui p'ra dizer que estava morrendo de saudades rsrsr. queria me desculpar pelo sumiço (longo sumiço =p). Mas eu estou de volta =)

Bom, seu blog continua lindo como sempre flor!
Beijão, se cuida =)

Joyce C. disse...

Excelente texto!
Sabe Giu, eu ainda gosto de me reunir com os meus primos. Conversar e rir até tarde com eles!Aprecio muito os livros comprados em livrarias, pois mesmo podendo pegar na internet... Não supera o cheirinho bom de livro novo!E sobre filmes, amo os antigos!

Super beijo e abraço apertado pra ti querida!



P.S.:Se você se acha uma velha careta, eu também sou. haha!!!!

Rosangela disse...

O que aconteceu com as pessoas? As últimas gerações não são como a minha foi, do pouco que minha geração ainda é... Eu adoro ir a livraria, me sinto como uma criança em um parque de diversão, adoro passar horas lendo; me lembro que na época do ginásio, eu ia ao Morumbi shopping, para ficar na saraiva horas em pé, lendo sobre filosofia, romances entre outros, e adorava, mesmo ficando com dor nas costas e ombros por ler em pé, ou todo torto naqueles sofás sem encosto; isso porque não tinha dinheiro para comprar aqueles livros super caros, mas era um sonho realmente! Hoje, não nego, compro livro por impulso só para ter, não chego a ler todos, mas leio grande parte... e nunca consegui ler pelo PC, já tentei, mas não consigo ler por 10 minutos e não vejo grande vantagem, além de ter tais livros, mas eu preciso ter o livro ali comigo, sei lá que coisa é essa, deve ser material!



pode parecer clichê, mas acho que estou além da minha época. hehe

um apertado e caloroso abraço. : )

Sofia disse...

Adoreei o seu blog e seus textos. Parabéns!

Ps. Já te botei no favoritos *-*
beijos,
Sofia
(http://pirulito-no-palito.blogspot.com)

Clarisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clarisse disse...

Oii!

Eu indiquei o Saumench Leden para um selinho, mas como você mudou de blog, indico a esse, ook?

OBS: Manda por Sedex a biografia da Tia May? Hahaha...

Beeijos!

A n i n h a a disse...

Eu costumava ir à biblioteca e parei. Não pela facilidade da informação, mas infelizmente, por falta de tempo.

E eu acho ótimo o fato de ter música (clandestina, mas fazer o que) de graça, mas acho que absolutamente NADA se compara ao cheiro de um livro novinho em folha *-*

beijos, querida!

Bowler Hat Strange Guy disse...

"... Ainda que as máquinas reproduzam o cheiro de livros velhos de um sebo, o mundo real é meu pastor e nada tangível me faltará.
Amém."

:)